sábado, 19 de julho de 2008

De rerum Hemidactylus mabouia

"Sobre a Lagartixa de Parede"



Quando olhamos para a parede e nela encontramos o adesivado bichinho pendurado, não nos damos conta de tudo o que acontece por debaixo de seus dedinhos. Estudada por muitos, detestada por outros, a grande verdade é que a lagartixa não dá a mínima para os seres humanos, no máximo foge deles.
Lagartixas sempre me encantaram, primeiro por suas habilidades alpinísticas (sempre desejei subir pelas coisas), segundo por sua cor pálida que muitas vezes as fazem invisíveis. Ultimamente não tenho visto mais lagartixas (onde estarão?). Fico pensando no que acontece entre os dedos de uma lagartixa, e o que pensa ela quando agarrada ao vidro mirando uma suculenta mariposa. Percebo que nós, réles humanos, passamos a vida inteira olhando outras mariposas, as desejando, e jamais tendo coragem de escalar o vidro. O que nos falta? Por quê nossos dedos não aderem às superfícies?

Muito além das óbvias diferenças físicas entre lagartixas e humanos, penso que só não escalamos paredes porque ficamos muito preocupados com o que poderão dizer. Lagartixas não se preocupam com isso.

O ser humano tem medo. No dia em que se libertar, poderá muito mais do que escalar paredes, poderá viver de verdade.

Nenhum comentário: